Publicações
2022_____________________________________________________________________
BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andrea; SILVA, Camila Moreno da. Movimentação no ensino do espanhol em escolas públicas de Florianópolis-SC (2003-2013-2020). Estudos Linguísticos e Literários (UFBA). Salvador, n. 74, p. 126-148, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/ell.i74.47168. e-ISSN 2176-4794 (B1)
DUTRA, Eduardo de Oliveira; ALVAREZ, Isaphi Marlene Jardim; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. O projeto sobre o mapeamento da oferta de espanhol em escolas públicas do RS e de SC como um movimento de resistência. Em: CARVALHO, Tatiana Lourenço de; COSTA JUNIOR, José Veranildo Lopes da (org.) Ensino de espanhol no Brasil : histórias de resistências. Campinas, SP : Mercado de Letras, 2022. ISBN 978-85-7591-644-5
2014_____________________________________________________________________
BERGMANN, J. C. F.; CESCO, A. A diminuição da oferta do ensino da língua espanhola no estado de Santa Catarina: e a Lei nº 11.161, onde está?. In: Adir Valdemar Garcia; Adriana D’Agostini. (Org.). Reflexões sobre a formação de professores e o Pibid-UFSC. 1ªed. Tubarão – SC: Copiart, 2014, v. 1, p. 37-59.
2013_____________________________________________________________________
CESCO, A.; BERGMANN, J. C. F. A diminuição da oferta do ensino da língua espanhola no Estado de Santa Catarina: e a lei 11.161, onde está?. In: XV Congreso Brasileño de Profesores de Español – enseñanza de español en Brasil: nuevos horizontes, 2014, Recife – PE. Actas del XV Congreso Brasileño de Profesores de Español – enseñanza de español en Brasil: nuevos horizontes. Recife – PE: Editora da UFPE, 2013. v. 1. p. 71-80.