Participação no 19º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol – 1º Dia

16/10/2021 09:54

Neste 12 de outubro, o nosso projeto Mapeamento do espanhol SC, teve a alegria de apresentar os resultados da sua pesquisa, relativos a região da fronteira catarinense com a Argentina, na primeira sessão do ST 28 – Mapeamento da oferta do Espanhol no contexto brasileiro: estabilidade, queda ou manutenção? Do 19º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 

Nosso trabalho, intitulado ENSINO DO ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS FRONTEIRIÇOS DE SANTA CATARINA e desenvolvido pelas professoras Andréa Cesco e Juliana CF Bergmann, e pela bolsista PIBIC Camila Moreno, nasce do interesse de entender melhor essa região, com potenciais interações culturais entre Brasil e Argentina, e se a proximidade física impacta na oferta de ELE nas escolas públicas da região.

Desta maneira, alguns dos resultados obtidos nesta pesquisa e expostos em nosso trabalho apresentam a interessante relação de cidades-gêmeas estabelecida entre Dionísio Cerqueira (SC), Bernardo de Irigoyen (AR) e Barracão (PR) e como essa interação intercultural parece refletir na oferta de espanhol no município catarinense, já que este apresenta o maior número de escolas com ELE da região.

Após a apresentação de todos os trabalhos da primeira sessão do ST, tivemos a oportunidade de debater pontos em comum entre nossas pesquisas e contextos dos diferentes estados dos congressistas. Algo que, com certeza, enriquece o nosso estudo e abre novas possibilidades para o futuro do nosso projeto.