Participação no 19º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol – 2º Dia
Nesta semana o projeto do Mapeamento SC está apresentando alguns resultados da pesquisa no 19º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Com a proposta mais ampla de um debate sobre a situação concreta de oferta de língua espanhola nas escolas públicas de diferentes regioes, os grupos da UFSC e da UNIPAMPA organizaram o ST 28 – Mapeamento da oferta do Espanhol no contexto brasileiro: estabilidade, queda ou manutenção?, que aconteceu nos dias 12 e 14 de outubro de 2021.
No segundo dia de trabalhos do ST, o grupo de SC – composto pelas professoras Andrea Cesco e Juliana CF Bergmann, e pela bolsista PIBIC Camila Moreno – apresentou o trabalho intitulado MOVIMENTAÇAO NO ENSINO DO ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS – SC (2003 – 2013 – 2020).
Dentre os vários dados apresentados, vale destacar a importância econômica da vinda de turistas hispanofalantes para a regiao litorânea de Santa Catarina, onde Florianópolis está localizada.
Os dados apresentados pelo projeto nos ajudam a refletir sobre a situaçao da oferta do Espanhol, assim como suas necessidades concretas de uso real da língua, inclusive em serviço. Ao mesmo tempo, esperamos que possam servir de fonte para discussoes na área, inclusive repensando políticas publicas e apoiando o movimento #FicaEspanhol.